Recebemos do pessoal do Pedal Noturno e repassamos pra vocês.
Você que vive reclamando das condições de pedal em Brasília; Você que se revolta a cada ciclista atropelado; Você que vive sonhando com ciclovias e paraciclos; Você que gostaria de saber da real situação do Plano Cicloviário; Você que acha que os carros não respeitam o ciclista; Você que acha que pedalar em Brasília é um suicídio; Você que acha que poderia ir para o trabalho pedalando, se houvesse condições; Você que diz que ninguém faz nada pelo ciclista; Você que acha que todas as manifestações em Brasília caem no vazio; Você que acha que tudo que está sendo feito para o ciclista está errado; Você que não vê nenhuma solução para o caos do trânsito; Você que não acredita que a bicicleta será uns dos melhores meios de transporte nas cidades futuramente; Você que espera não dar para seus filhos e netos um ambiente devastado e poluido; Você que sonha há muito tempo e nunca viu nada acontecer; Você que já desistiu; Você que já chorou; Você que já gritou; Você que não foi ouvido.......
CHEGOU A SUA HORA! Venha participar da Palestra do Dia do Ciclista! Dia 21Out2009 às 19h30, na Sala Águas Claras do Centro de Convenções Ulisses Guimarães Agora é a hora de você mostrar a sua cara!!!! É a hora de você saber o que está se passando com as nossas ciclovias. É a hora de você saber o que pode e o que não pode fazer um ciclista no trânsito É a hora de você saber quais as ações defensivas que você como ciclista deve realizar. É a hora de você saber qual é a atual política de paraciclos e bicicletário de Brasília É a hora de saber onde fica a bicicleta nas mais de 1.900 obras que estão sendo realizadas em Brasília. É a hora de saber o que os órgãos constituídos estão fazendo em prol da bicicleta. A hora é agora!!! Depois não adianta ficar "reclamando para as paredes". Em matéria de ação pública ninguém consegue fazer nada sozinho. Vamos juntar as mãos para uma causa que está nos nossos corações. Venha ombrear conosco!!! Não se omita!!!! A hora é agora!!! Participe da Palestra do Dia do Ciclista mandando um e-mail para mabrafi@brasil23.com.br com Assunto: Palestra e seu nome completo no Texto. A Sala Águas Claras no Centro de Convenções têm apenas 270 vagas. É muito pouco para a quantidade de ciclistas que deseja participa ativamente das mudanças de paradigmas. Por nós que aqui estamos e por todos que nos antecederam e não perderam o poder de sonhar. Vamos mostrar a nossa força e a nossa união Para mais informações visite o site do Rodas da Paz: http://www.rodasdapaz.org.br/ ou o site do Pedal Noturno DF: http://www.pedalnoturnodf.com.br/ Na Semana do Ciclista quem apita mais alto é a bicicleta. Contamos com vocês... vamos divulgar!!! Ah e tem o 2º Desafio 20 Horas de Ciclismo de Brasília nos dias 24 e 25 de outubro... uma prova show de bola!!! Postado por
Dá Pedal, segunda-feira, outubro 12, 2009.
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Paulo, Raissa com Gabi, Leopoldo, Clara, André, Luca, Naná e Luciano. Foto: Jorge Cardoso
Luca e André, filho e pai. Foto: Paulo de Araújo
A galera se prepara para sair. Foto: Paulo de Araújo
Naná na cachoeira. Foto: Luciano
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Dá Pedal, sábado, outubro 10, 2009.
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Clara mostra a subidona que tem pela frente. Todas as fotos são da Naná
Luca, Luciano, Paulo, Leopoldo e André (trocando pneu furado). Abaixo, a cachoeira em diversos ângulos
Fizemos um delicioso pedal de 34km pelo Lago Oeste, da 8 à 4 e da 4 à 21, hoje sem ir à cachoeira. Sem problema, porque o trajeto foi diferente, lindo, repleto de aromas e novas paisagens.
Presentes Clara, Paulo, Hosanan, Maninho, Leopoldo e Rodrigo - detalhe: Rodrigo foi de bike do Paranoá ao Lago Oeste, completando assim 70km (volta de carro que ninguém é de ferro). Haverá fotos de hoje, mas, como ainda não foram baixadas e, como eu devo as da semana passada, aqui vão elas.
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Dá Pedal, sábado, outubro 10, 2009.
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Recebi do Leopoldo, não sei de onde ele tirou, mas é muito bom.
Dicas para frear melhor sua bike Sabendo frear melhor, você vai poder andar mais veloz e seguro
Reduza sua percepção de velocidade Sempre enviamos a mão no freio sempre que achamos que estamos mais rápidos do que deveríamos, mesmo que não estando tão veloz assim. Isso se deve a percepção de velocidade. Quanto mais você olha para perto, maior é a sensação de velocidade. Olhe pra frente e você irá sentir menos a velocidade e provavelmente irá frear somente quando precisa.
Quanto menos usar o freio, melhor
Não fique grudado nas alavancas de freio. Toda vez que você freia, há atrito no aro, no pneu com o solo, a suspensão trabalha, etc. Por tudo isso, você só deve frear quando realmente necessário. Procure achar velocidade certa para cada lugar. Exagerar na velocidade só irá te fazer usar mais os freios e desgastar mais os componentes da bike.
Um dedo ou dois mo máximo Se seus freios estiverem bem regulados, apenas o dedo indicador deve ser o suficiente para uma freada normal. Se precisar de um segundo dedo é porque a freada já vai ser forte. Se você esta tendo de usar mais de dois dedos na alavanca é porque seu freio está um lixo.
Freie em linha reta Um dos principais componentes para uma boa freada é um bom pneu. É preciso uma boa tração entre solo e pneu para garantir uma boa freada. E seguindo esse princípio, frear na reta é o ideal para ter a melhor tração. Com o pneu inclinado, no caso de curva, a tração é menor.
Importância do solo Escolher o melhor solo também faz diferença na freada. Podendo, sempre escolha um terreno mais firme, isso lhe irá ajudar a parar.
Use os dois freios O freio dianteiro é o que realmente para a bike. Mas sem o traseiro o acidente é certo. O freio de traseira é o que dá a direção a bike e garante a tração para que o dianteiro segure a bike. Por isso use os dois, cada um tem sua função.
Vá com calma Frear com brutalidade te leva a derrapar. E isso vicia. Pneus rolando tem muito mais tração que um travado e derrapando. Pressione a alavanca gradualmente. O maior ponto de frenagem é aquele logo antes do pneu travar e derrapar. Para frear pra valer, não trave a roda.
Ache o ponto certo A posição do corpo também afeta na potência da frenagem. Quanto mais peso tiver sobre o pneu, maior será a tração deste com o solo e assim, você para com mais eficiência. Procure treinar a freada botando o corpo mais à frente ou mais atrás.
Vá pra trás e pra baixo Se você estiver descendo uma pirambeira brava e precisar frear. Saia do selim para que seu peso vá todo para os pedais. Com isso, aumenta a tração do pneu traseiro. Se precisar, coloque o corpo para trás do selim, para trás dos pedais. Isso leva mais peso ainda para a roda traseira.
Nunca trave a roda dianteira Não confunda aqui com só frear o dianteiro. Se fizer isso você voa, simples. Estamos falando aqui em frear os dois e travar o dianteiro. Você precisa da roda da frente girando para te guiar. Se ela travar ela não guia, derrapa e sai pela tangente. Tem pilotos que até usam a derrapagem da roda traseira como técnica para fazer uma curva mais radical. Mas a dianteira nunca.
Antecipe o problema Na trilha pode aparecer de tudo: buracos, rocha, areia, etc. Seja o que você tem pela frente, entre na velocidade certa, ou seja, freie antes. Sempre mantenha seu olhar a frente e a cada minuto já vá planejando o que fazer antes de chegar ao ponto. Dessa maneira você irá sempre mais rápido e usará seu freio de maneira mais eficiente Postado por
Dá Pedal, quarta-feira, outubro 07, 2009.
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O temporal que caiu ontem em Brasília nos deixou, no Lago Oeste, sem internet. Não pude, por isso, postar as demais fotos da cachoeira, inclusive da gente "pedalando" morro acima (na verdade, empurrando bike). Mas assim que isso for possível, ou seja, nos próximos dia, cumpro a promessa e posto mais lindas imagens do tradicional passeio dos sábados. Postado por
Dá Pedal, segunda-feira, outubro 05, 2009.
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Num grupo de fotógrafos, foi preciso uma estreante no assunto pra registrar, pela primeira vez neste blog, a cachoeira (linda) de que tanto falamos. Hoje fomos novamente sete pessoas até lá: Paulo, Clara, Leopoldo, Luciano, Naná, André Correa e seu filho Luca, de 12 anos. Show de bola. Fizemos nossos 33km de praxe, Naná caiu um pouquinho, mas nada grave, apenas escoriações leves. E ela, a Naná, fez as fotos.
Curtam a primeira! Amanhã tem mais!
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Dá Pedal, sábado, outubro 03, 2009.
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