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Dicas pra frear melhor

Recebi do Leopoldo, não sei de onde ele tirou, mas é muito bom.

Dicas para frear melhor sua bike
Sabendo frear melhor, você vai poder andar mais veloz e seguro

Reduza sua percepção de velocidade
Sempre enviamos a mão no freio sempre que achamos que estamos mais rápidos do que deveríamos, mesmo que não estando tão veloz assim. Isso se deve a percepção de velocidade. Quanto mais você olha para perto, maior é a sensação de velocidade. Olhe pra frente e você irá sentir menos a velocidade e provavelmente irá frear somente quando precisa.

Quanto menos usar o freio, melhor

Não fique grudado nas alavancas de freio. Toda vez que você freia, há atrito no aro, no pneu com o solo, a suspensão trabalha, etc. Por tudo isso, você só deve frear quando realmente necessário. Procure achar velocidade certa para cada lugar. Exagerar na velocidade só irá te fazer usar mais os freios e desgastar mais os componentes da bike.

Um dedo ou dois mo máximo
Se seus freios estiverem bem regulados, apenas o dedo indicador deve ser o suficiente para uma freada normal. Se precisar de um segundo dedo é porque a freada já vai ser forte. Se você esta tendo de usar mais de dois dedos na alavanca é porque seu freio está um lixo.

Freie em linha reta
Um dos principais componentes para uma boa freada é um bom pneu. É preciso uma boa tração entre solo e pneu para garantir uma boa freada. E seguindo esse princípio, frear na reta é o ideal para ter a melhor tração. Com o pneu inclinado, no caso de curva, a tração é menor.

Importância do solo
Escolher o melhor solo também faz diferença na freada. Podendo, sempre escolha um terreno mais firme, isso lhe irá ajudar a parar.

Use os dois freios
O freio dianteiro é o que realmente para a bike. Mas sem o traseiro o acidente é certo. O freio de traseira é o que dá a direção a bike e garante a tração para que o dianteiro segure a bike. Por isso use os dois, cada um tem sua função.

Vá com calma
Frear com brutalidade te leva a derrapar. E isso vicia. Pneus rolando tem muito mais tração que um travado e derrapando. Pressione a alavanca gradualmente. O maior ponto de frenagem é aquele logo antes do pneu travar e derrapar. Para frear pra valer, não trave a roda.

Ache o ponto certo
A posição do corpo também afeta na potência da frenagem. Quanto mais peso tiver sobre o pneu, maior será a tração deste com o solo e assim, você para com mais eficiência. Procure treinar a freada botando o corpo mais à frente ou mais atrás.

Vá pra trás e pra baixo
Se você estiver descendo uma pirambeira brava e precisar frear. Saia do selim para que seu peso vá todo para os pedais. Com isso, aumenta a tração do pneu traseiro. Se precisar, coloque o corpo para trás do selim, para trás dos pedais. Isso leva mais peso ainda para a roda traseira.

Nunca trave a roda dianteira
Não confunda aqui com só frear o dianteiro. Se fizer isso você voa, simples. Estamos falando aqui em frear os dois e travar o dianteiro. Você precisa da roda da frente girando para te guiar. Se ela travar ela não guia, derrapa e sai pela tangente. Tem pilotos que até usam a derrapagem da roda traseira como técnica para fazer uma curva mais radical. Mas a dianteira nunca.

Antecipe o problema
Na trilha pode aparecer de tudo: buracos, rocha, areia, etc. Seja o que você tem pela frente, entre na velocidade certa, ou seja, freie antes. Sempre mantenha seu olhar a frente e a cada minuto já vá planejando o que fazer antes de chegar ao ponto. Dessa maneira você irá sempre mais rápido e usará seu freio de maneira mais eficiente

Postado por Dá Pedal, quarta-feira, outubro 07, 2009.


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