Dia zero Chegada em Diamantina, pernoite no camping São José.
Primeiro dia, segunda, 16 de junho Início: Diamantina Percurso: 32km No caminho, passamos por Vau, onde almoçamos uma lingüicinha calabresa com batatas fritas no boteco do seu Zé Braga. Pernoite: camping em São Gonçalo do Rio das Pedras.
Segundo dia, terça, 17 de junho Início: São Gonçalo do Rio das Pedras Percurso: 45km No caminho, passamos por Milho Verde (lindo!), Três Barras (parada na venda da Tiana) e Serro (almoço no Restaurante Itacolomi, na praça principal). Pernoite: Alvorada de Minas, na pousada da dona Sônia, ainda em construção mas já muito arrumadinha!
Terceiro dia, quarta, 18 de junho Início: Alvorada de Minas Percurso: 40km No caminho, nos perdemos indo para Itapanhoacanga, nos achamos já na estrada para Tapera, também conhecida como Santo Antônio do Norte, onde almoçamos uma deliciosa comidinha caseira feita na hora pela dona Maria Eni. Pernoite: Córregos, na que parece ser a única pousada da cidade, dirigida pela adorável Maria Lúcia e seu irmão nem tanto...
Quarto dia, quinta, 19 de junho Início: Córregos Percurso: 46km No caminho, almoçamos num self service honesto em Conceição do Mato Dentro. Pernoite: Morro do Pilar, na excelente casinha do seu Vandinho e da dona Ondina, com um fogãozinho a lenha da hora onde o José preparou nosso jantar!
Quinto dia, sexta, 20 de junho Início: Morro do Pilar Percurso: 48km No caminho, almoçamos sanduíches na estrada, no super piquenique preparado pelas larira-girls no meio do longo trecho de 34km até Itambé do Mato Dentro, onde fizemos mais uma parada. Pernoite: Senhora do Carmo, na pensão da dona Maria Isabel, um doce, que nos preparou um belo café da manhã.
Sexto dia, sábado, 21 de junho Início: Senhora do Carmo Percurso: 51km No caminho, passagem por Ipoema e almoço em Bom Jesus do Amparo. Pernoite: Cocais, onde encontramos vários anjos da guarda, como a família do Ivan, que nos deu a maior ajuda, até o Francisco, que nos cedeu uma casa vazia para o pernoite.
Sétimo dia, domingo, 22 de junho Início: Cocais Percurso: 22km No caminho, visitamos o imperdível Sítio Arqueológico Pedra Pintada e almoçamos nas barraquinhas da festa de São João em Barão de Cocais. Pernoite: Santa Bárbara, na casinha do Fred e da Mércia, com a bela acolhida de Marcinha, Marquinhos e Cinho.
Oitavo dia, segunda, 23 de junho Início: Santa Bárbara Percurso: 38km No caminho, conhecemos as ruínas do bicame, um gigantesco aqueduto construído por escravos em 1792, almoçamos em um restaurante lindinho na mais lindinha ainda Catas Altas, e depois ainda passamos por Morro d’Água Quente. Pernoite: Santa Rita Durão, única cidade em que caímos na maior roubada na hora do pouso.
Nono dia, terça, 24 de junho Início: Santa Rita Durão Percurso: 42km No caminho, passamos pelas pequeníssimas Bento Rodrigues e Camargos, e paramos para almoçar em Mariana, antes de encarar o cadim de subida que faltava para o destino do dia. Pernoite: Ouro Preto, em uma pousadinha simpática pertinho da praça Tiradentes.
Em Ouro Preto, concluímos o Caminho dos Diamantes, feito brindado com champanhe aos pés da estátua do protomártir!
PS: os ciclistas fazem questã de informar que a quilometragem apresentada neste blog é baseada nos marcos da Estrada Real, que não contam a distância percorrida dentro de cada cidade. Que seja feita justiça e fique claro que, na prática, eles pedalaram uns 5 a 10km a mais por dia! Postado por
Dá Pedal, quinta-feira, junho 26, 2008.